A coletânea definitiva de Dragon Quest

Por pura coincidência – ou obra do destino – o assunto da vez tem novamente relação com os 25 anos de Dragon Quest, mas dessa vez, não vou recomendar um livro e, sim, uma coletânea de jogos, que reúne em um único disco toda saga de Loto no Nintendo Wii, em grande estilo. 


Seis aventuras pelo preço de uma (e alguns mimos)

Parte das comemorações de 25 anos da franquia, a coletânea Dragon Quest 25th Anniversary: Famicom and Super Famicom Dragon Quest I II III foi lançada em setembro de 2011, apenas no Japão, com exclusividade para o Wii. A coletânea, conforme sugere o nome, reúne em um único disco os três primeiros jogos numerados da saga em suas versões para Famicom e os remakes de Super Famicom, totalizando seis jogos – se considerarmos o remake Dragon Quest I.II como dois jogos independentes.


Clássicos e Remakes em um só lugar


Desenvolvida pela Intelligent Systems em parceria com a Square-Enix, a coletânea não acrescenta nenhuma melhoria técnica digna de nota nos jogos, mantendo boa parte da experiência original que se tinha na época de seus respectivos lançamentos. A única exceção aqui, é a adição de uma opção para salvar o progresso dos jogos quando desejar, mas que demanda cautela para não substituir os dados de salvamento, caso esteja jogando mais de um título por vez.

Para compensar a falta de melhorias técnicas, a coletânea conta com uma galeria interna rica em conteúdo para agradar o fã mais dedicado, são documentos originais, esboços e tabelas de planejamento escritas pelo próprio Yuji Horii, além de material promocional, caixas dos jogos, mapas e um vídeo promocional revelando mais detalhes de Dragon Quest X: Mezameshi Itsutsu no Shuzoku Online – o próximo grande lançamento da franquia naquela época.


Abra o baú e se deleite com os extras


No entanto, considero mesmo a cereja do bolo, entre estes conteúdos extras, a fantástica animação de abertura produzida exclusivamente para esta coletânea. O clipe acompanhado pelo clássico tema musical da franquia esbanja referências a momentos icônicos dos três primeiros jogos no melhor estilo anime, reimaginando cenas que anteriormente havíamos visto apenas em forma de pixels. 



Uma aventura para colecionadores 

Dragon Quest 25th Anniversary: Famicom and Super Famicom Dragon Quest I II III é uma coletânea de jogos, que assim como outras lançadas no próprio Nintendo Wii, como Super Mario All-Stars 25th Anniversary Collection e Kirby’s Dream Collection se sustentam na base da nostalgia, emulando títulos do passado em um console moderno, a fim de preservar o legado dessas franquias – e faturar uma grana fácil.


Capa da edição especial da Famicom Shinken


O fator nostalgia é um dos pontos fortes de toda saga Dragon Quest e tem sido explorado em praticamente todas as peças publicitárias da franquia no Japão ao longo de décadas e com a coletânea em questão não é diferente. Além dos jogos e conteúdos extras disponíveis no disco, a Square-Enix fez questão de lançá-la no mercado com toda pompa e apelo nostálgico, em uma caixa contendo o disco, uma reimpressão física da revista Famicom Shinken (uma antiga publicação sobre games da editora Shueisha) com uma entrevista inédita cedida por Yuji Horii e uma réplica em tamanho real de uma mini medal, acompanhada por uma sacola de tecido com o logo de 25 anos da franquia.


Uma mini medal em tamanho real!


São detalhes pensados cuidadosamente para atingir o coração de fãs de longa data e colecionadores, ficando claro que o público-alvo principal da empresa com esta coletânea eram jogadores veteranos. O que não exclui, obviamente, o fato de que muitos jogadores iniciantes começaram suas aventuras pela saga de Loto, graças a essa coleção, como foi o meu caso. 


Desejo atendido

Ao falar desta coletânea é impossível não sentir um quentinho no meu coração. Lembro com muita clareza da primeira vez que vi o trailer dela no YouTube e a desejei ter na minha coleção de jogos do Wii – meu único console naquele tempo e até hoje o meu favorito. Todavia, Dragon Quest 25th Anniversary: Famicom and Super Famicom Dragon Quest I II III nunca saiu oficialmente fora do Japão e com isso o sonho... Ficou só no sonho. 

Pelo menos, era o que eu imaginava, mas como contei neste texto aqui fui morar no Japão lá por 2018, e assim finalmente pude adquirir dezenas de jogos da saga, além dessa “pepita de ouro” dos videojogos por um preço camarada na boa e velha loja de usados que frequentava assiduamente. 


O ouro da minha coleção de jogos


De lá pra cá, consegui concluir todos os jogos de Super Famicom da coletânea e de quando em quando a coloco para rodar no Wii só pelo prazer de assistir a abertura animada e conferir os extras. Sou muito apaixonado por essa coleção e pelas memórias que construí através dela. Por essa razão, sou suspeito para recomendá-la.

Dragon Quest 25th Anniversary: Famicom and Super Famicom Dragon Quest I II III é essencialmente uma coletânea de jogos emulados em um console e sem grandes alterações. Dragon Quest II, por exemplo, continua difícil (e desbalanceado) como sempre foi. Mas há os mimos e a vantagem de ter todos esses clássicos a mão para jogar quando quiser no conforto do sofá. 


Nada mudou. Vá e derrote o Dragon Lord


E você, caro(a) leitor(a), já conhecia essa coletânea? Se interessou em jogar? Conta aí para mim nos comentários! Vamos colocar o papo em dia.

Até a próxima, pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas