O livro de ilustrações de Dragon Quest


Em março deste ano, fãs ao redor do mundo lamentaram a perda do mestre Akira Toriyama, vítima de um hematoma subdural que lhe tirou a vida aos 68 anos. Figura de suma importância para construção do legado de Dragon Quest, o mangaká e o seu Bird Studio foram responsáveis por dar vida a dezenas de heróis e centenas de monstros em diversos jogos ao longo de três décadas. 

O artbook Akira Toriyama Dragon Quest Illustrations compila de forma cronológica grande parte de sua extensa obra, contemplando o começo da carreira como designer de personagens e monstros de Dragon Quest nos anos 80 até meados de 2016, quando Dragon Quest XI ainda estava em desenvolvimento.

O legado em ilustrações de Akira Toriyama


Publicado originalmente em 27 de maio de 2016 no Japão pela editora Shueisha, Dragon Quest Illustrations: 30th Anniversary Edition ganhou sua edição em inglês (a utilizada para essa resenha) dois anos depois em 2018 pela VIZ Media e mantém essencialmente o mesmo conteúdo da original. 

Antes das ilustrações propriamente ditas, o principal atrativo da publicação, o leitor se depara com um belíssimo pôster com todos os onze heróis de Dragon Quest e no verso uma linha do tempo traçando 30 anos de história da franquia com as capas dos principais jogos e seus respectivos anos de lançamento. 

São 30 anos de história representados por artes incríveis

Há também uma breve, porém interessantíssima mensagem do mestre Akira Toriyama, ainda no começo da publicação, na qual ele comenta como seu antigo editor Kazuhiko Torishima o convenceu (com muita insistência) a desenhar os personagens e monstros de Dragon Quest. Na época, o artista não tinha o menor interesse em topar a empreitada, pois já andava muito ocupado com a serialização semanal de Dragon Ball na Shonen Jump.

Toriyama narra os eventos que o levaram a desenhar monstros e guerreiros

As ilustrações organizadas dentro do livro são separadas de forma cronológica e setorizada, sendo a primeira parte reservada aos três primeiros jogos que compõem a saga de Erdrick (Loto) e a segunda dedicada aos capítulos quatro, cinco e seis, que formam a saga Zenithian (Tenkū no Shiro). Os capítulos individuais como o sete, oito, dez e onze possuem seções separadas, assim como os títulos spin-off divididos em cinco partes.

A lista de conteúdos disponíveis no Artbook


A jornada do herói Akira Toriyama

Um dos pontos altos de Dragon Quest Illustrations é poder acompanhar a evolução dos trabalhos do mangaká ao longo de três décadas em que dedicou-se plenamente a produção de quadrinhos, designs de personagens, monstros e máquinas (carros, robôs, etc.) para diferentes tipos de projetos, como mangás, animes, marcas famosas, comerciais e, claro, videogames.

Das artes feitas à lápis para o digital, o artista soube se reinventar e acompanhar novas tendências

Para aqueles com olhar mais aguçado – artistas profissionais e entusiastas – há no livro uma riquíssima fonte de material para estudos, afinal trata-se de um galeria com pouco mais de 500 ilustrações diferentes em 240 páginas que detalham as mudanças vivenciadas pelo artista em cada jogo da saga.

Toriyama sabia como ninguém dar vida a monstros carismáticos

Fã confesso de personagens menores na trama dos jogos e de monstros que não fossem chefões, o artista esbanja talento e criatividade com uma galeria colorida e inusitada de monstros e NPCs que povoam a mente de qualquer fã apaixonado pela franquia. A inocência e o estilo cômico de seus personagens é um aspecto muito importante de Dragon Quest e que o diferencia de outros títulos do gênero, tal qual seu eterno rival, Final Fantasy. 

Os designs de personagens de Dragon Quest III figuram entre alguns dos melhores trabalhos de Toriyama

Durante sua extensa jornada, Toriyama soube como poucos imprimir o seu estilo em tudo que se propôs a fazer, tornando seus desenhos facilmente reconhecíveis até mesmo para alguém pouco familiarizado com sua extensa obra. Muitos fãs de Dragon Ball, por exemplo, podem nunca ter tido contato com Dragon Quest, mas ao ver quaisquer personagens ou monstros da série, logo reconhecem a semelhança entre ambos. 

Podem até ser parecidos, mas não! Esses dois aí não são o Goku e a Bulma


O merecido descanso, após uma árdua aventura

Quando Akira Toriyama topou desenhar um herói solitário que partia numa jornada para derrotar o Rei Dragão, ele não imaginava a proporção e o sucesso que viria a alcançar alguns anos depois. O artista, em diversas oportunidades, por meio de entrevistas e depoimentos em publicações, deixava claro o seu carinho pela saga de RPG, mas não escondia também certa insatisfação com o volume excessivo de trabalho.

Estar a frente de uma franquia tão rentável e longeva, não deve ter sido uma tarefa fácil para o artista e toda sua equipe. Foram mais de três décadas dedicadas a criação de personagens e monstros icônicos da cultura pop e da história dos videogames, sem contar a publicação de inúmeros mangás de sucesso. 

A arte de Dragon Quest V faz jus ao quão incrível é o game

Para aqueles que chegaram até aqui, fica o recado: Dragon Quest Illustrations: 30th Anniversary Edition é um livro de memórias, a consolidação de um legado de anos de trabalho. O mestre pode ter nos deixado neste plano terrestre, mas a sua obra continua viva para ser conhecida e apreciada. 


Serviço

Dragon Quest Illustrations: 30th Anniversary Edition

Editora: VIZ Media

Publicação: 11 de dezembro de 2018

Número de páginas: 240

Idioma: Inglês

Onde comprar: Amazon 



Este artigo é uma singela homenagem ao trabalho de Toriyama-sensei e a sua influência na minha vida e também o meu presente de natal adiantado para vocês que acompanham o meu trabalho... 
Desejo a todos um feliz Natal e próspero ano novo.
Nos vemos em 2025!

Comentários

  1. Que texto fantástico! Vira e mexe estou consultando esse livro enquanto desenho, ele é e sempre será o meu livro de cabeceira. Boas festas e obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Andarilho Errante! Fico muito contente em saber que gostou do texto. Esse livro é incrível e merece estar na cabeceira de qualquer artista.

    ResponderExcluir
  3. Excelente meu amigo, continue escrevendo essas maravilhas sobre o nosso mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Você por aqui, meu amigo!? Prazer imenso ter um comentário seu no meu blog. Muito obrigado, tenha certeza que irei escrever muito mais em breve.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas