As desenvolvedoras por trás de Dragon Quest


Uma pergunta rápida: Quando você pensa em Dragon Quest, qual é a primeira desenvolvedora que lhe vem em mente? Square-Enix, talvez? Mas se eu te dissesse que além da gigante japonesa outras desenvolvedoras de jogos já emprestaram seus talentos para franquia?

Contextualizando

Antes da fusão que resultou no surgimento da Square-Enix, a franquia de jogos Dragon Quest era publicada pela Enix, mas não desenvolvida internamente pela companhia, que terceirizava o serviço para estúdios parceiros. Do primeiro jogo numerado da saga até o nono capítulo, todos foram desenvolvidos por estúdios terceirizados. 

O desenvolvimento interno dos jogos da saga principal começaria somente após a fusão da Enix com a Squaresoft, com o lançamento do MMORPG Dragon Quest X: Mezameshi Itsutsu no Shuzoku Online de Nintendo Wii, desenvolvido na engine “Crystal Tools” e lançado em agosto de 2012 no Japão.


CHUNSOFT (atual Spike Chunsoft)


Fundada em 1984, a desenvolvedora iniciou suas atividades criando jogos para computadores, antes de se aventurar no mercado de consoles. Em parceria com a Enix lançou para o Famicom da Nintendo alguns jogos, como “Door Door” e “Portopia Serial Murder Case”, que pavimentaram o caminho para o desenvolvimento do primeiro Dragon Quest, em 1986. 

A desenvolvedora ainda se manteria na função pelos próximos sete anos, até se afastar da franquia e do desenvolvimento de seus jogos principais. De acordo com Koichi Nakamura (diretor, programador e presidente da Chunsoft), ele e sua equipe queriam produzir seus próprios jogos e estavam um pouco cansados da responsabilidade em relação a saga, após desenvolverem cinco jogos. 

Embora a Chunsoft tenha encerrado seu papel no desenvolvimento dos jogos principais da franquia, a empresa de Nakamura foi a responsável por dar vida a série de jogos “Mystery Dungeon”, cujo primeiro jogo lançado para o Super Famicom, em 1993, era estrelado por ninguém menos do que Torneko Taloon.

Agora você confere logo abaixo uma lista completa com os jogos da franquia Dragon Quest desenvolvidos pela Chunsoft:

  • Dragon Quest (1986) para Family Computer (Nintendo)
  • Dragon Quest II (1987) para Family Computer (Nintendo)
  • Dragon Quest III (1988) para Family Computer (Nintendo) 
  • Dragon Quest IV (1989) para Family Computer (Nintendo)
  • Dragon Warrior (1989) para Nintendo Entertainment System  
  • Dragon Warrior II (1990) para Nintendo Entertainment System  
  • Dragon Warrior III (1992) para Nintendo Entertainment System
  • Dragon Warrior IV (1992) para Nintendo Entertainment System
  • Dragon Quest V (1992) para Super Famicom (Nintendo) 
  • Dragon Quest I & II (1993) para Super Famicom (Nintendo) 
  • Torneko no Daibouken: Fushigi no Dungeon (1993) para Super Famicom (Nintendo)


HEART BEAT



Fundada por Manabu Yamana (programador líder de Dragon Quest IV), em 1992, a empresa assumiu o papel deixado pela Chunsoft de desenvolvedora dos jogos e remakes da saga Dragon Quest, a pedido da Enix. O primeiro jogo pelas mãos da Heart Beat foi Dragon Quest VI: Maboroshi no Daichi que, após alguns atrasos, chegou às lojas do Japão no final de 1995. 

Após o sexto capítulo da saga, a desenvolvedora ainda seria responsável por produzir os remakes de Dragon Quest III e Dragon Quest IV, além do inédito Dragon Quest VII: Eden no Senshi-Tachi, estes dois últimos em parceria com o estúdio ArtePiazza, devido a expertise da companhia com modelos e gráficos em três dimensões.

No ano de 2002, pouco tempo depois do lançamento de Dragon Quest VII, a Heart Beat encerrava suas atividades no mercado de desenvolvimento de jogos. No entanto, ainda naquele mesmo ano, Manabu Yamana funda uma nova desenvolvedora, a Genius Sonority (Pokémon Colosseum, Dragon Quest Swords) formada por antigos funcionários da Heart Beat.

Segue abaixo uma lista completa com os jogos da franquia Dragon Quest desenvolvidos pela Heart Beat:

  • Dragon Quest VI (1995) para Super Famicom (Nintendo)
  • Dragon Quest III Remake (1996) para Super Famicom (Nintendo)
  • Dragon Quest VII (2000) para PlayStation (Sony)
  • Dragon Quest IV Remake (2001) para PlayStation (Sony) 

ARTEPIAZZA


Encabeçada pelo designer gráfico e game designer, Shintaro Majima, a ArtePiazza é uma desenvolvedora com vasta experiência na criação de identidades visuais, ilustrações, gráficos em computação gráfica e enredos para jogos. As primeiras colaborações da empresa em parceria com a Enix podem ser vistas na direção de arte, design de computação gráfica e direção de roteiro no remake de Dragon Quest III para Super Famicom. 

A ArtePiazza colaborou também com outras desenvolvedoras para criação dos jogos de Dragon Quest, como a Matrix Software para produção do remake 3D de Dragon Quest V: Tenkuu no Hanayome e o segundo capítulo da saga do mercador Torneko Taloon, em Torneko no Daibouken 2: Fushigi no Dungeon.

Ainda sobre a desenvolvedora, ela confeccionou inúmeros designs de mapas, itens e ilustrações para guias oficiais dos jogos lançados no Japão pela Square-Enix, além das “logos” para alguns jogos principais da franquia Dragon Quest. 

Confira abaixo uma lista completa com os jogos da franquia em que a ArtePiazza atuou ou colaborou como desenvolvedora:

  • Dragon Quest III Remake (1996) para Super Famicom (Nintendo)
  • Torneko no Daibouken 2: Fushigi no Dungeon (1999) para PlayStation (Sony)
  • Dragon Quest VII (2000) para PlayStation (Sony)
  • Dragon Quest IV Remake (2001) para PlayStation (Sony) 
  • Dragon Quest V Remake (2004) para PlayStation 2 (Sony)
  • Dragon Quest IV DS (2007) para Nintendo DS
  • Dragon Quest V DS (2008) para Nintendo DS
  • Dragon Quest VI DS (2010) para Nintendo DS
  • Dragon Quest VII Remake (2013) para Nintendo DS
  • Dragon Quest Rivals (2017) para iOS, Android, Switch
  • Dragon Quest XI S* (2019) para Nintendo Switch

*A empresa atuou como desenvolvedora do modo 2D da campanha. 


TOSE 


Pouco lembrada, mas muito presente, a empresa tem em seu currículo cerca de 2.330 jogos desenvolvidos para diferentes plataformas. Na ativa desde 1979, a Tose ganhou a fama de empresa fantasma dentro da indústria de games, devido ao fato de raramente creditarem a si mesmos em jogos dos quais participaram da produção. 

Embora, a filosofia da empresa, pareça estar mudando nos últimos tempos, já que em jogos mais recentes como Dragon Quest Treasures e Dragon Quest Monsters: The Dark Prince, a Tose é devidamente creditada como desenvolvedora de ambos. E por falar em jogos da saga Monsters, a Tose está por trás do desenvolvimento de quase todos os jogos da subsérie, sendo o seu trabalho mais recente The Dark Prince para Nintendo Switch. 

Agora, você confere logo abaixo uma lista completa com os jogos da franquia em que a *Tose atuou ou colaborou como desenvolvedora:

  • Dragon Quest Monsters (1998) para Game Boy (Nintendo)
  • Dragon Quest Monsters 2 (2001) para Game Boy Color (Nintendo)
  • Dragon Quest Monsters 1 & 2 (2002) para PlayStation (Sony) 
  • Dragon Quest Monsters: Caravan Heart (2003) para Game Boy Advance (Nintendo)
  • Slime Mori Mori Dragon Quest (2003) para Game Boy Advance (Nintendo)
  • Slime Mori Mori 2 Dragon Quest (2005) para Nintendo DS
  • Dragon Quest Monsters Joker (2006) para Nintendo DS
  • Itadaki Street DS (2007) para Nintendo DS
  • Dragon Quest Monsters Joker 2 (2010) para Nintendo DS
  • Dragon Quest Monsters Joker 2 Professional (2011) para Nintendo DS 
  • Slime Mori Mori 3 Dragon Quest (2011) para Nintendo 3DS
  • Dragon Quest Monsters 3D (2012) para Nintendo 3DS 
  • Dragon Quest Monsters 2 (2014) para Nintendo 3DS
  • Dragon Quest VIII Remake (2015) para Nintendo 3DS
  • Dragon Quest Monsters Joker 3 (2016) para Nintendo 3DS
  • Dragon Quest Monsters Joker 3 Professional (2017) para Nintendo 3DS
  • Itadaki Street: Dragon Quest & Final Fantasy (2017) para PlayStation 4 e VITA
  • Dragon Quest Rivals (2017) para iOS, Android e Nintendo Switch
  • Dragon Quest Treasures (2022) para Nintendo Switch, Steam
  • Dragon Quest Monsters: The Dark Prince (2023) para Nintendo Switch

*Como a empresa possui um currículo extenso de participações na franquia, deixei algumas delas de fora para não deixar a lista mais extensa, mas vocês podem conferir mais detalhes clicando aqui.


LEVEL-5


Sob a direção do game designer, Akihiro Ino, a Level-5 é uma das mais populares desenvolvedoras de jogos do Japão, com um catálogo invejável de franquias multimídias bem-sucedidas, como Professor Layton, Inazuma Eleven, Yo-kai Watch e Fantasy Life. Mas antes de ser conhecida por essas franquias a empresa era também uma referência em jogos de RPG, sendo a responsável por verdadeiras pérolas do gênero no PlayStation 2, a exemplo de Dark Cloud 2, Rogue Galaxy e, claro, Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King.

Após o sucesso do oitavo capítulo da saga e a mudança de paradigmas dentro da franquia, com visuais mais modernos e mundo aberto 3D, a Level-5 conquistou a confiança da Square-Enix e Armor Project para desenvolver Dragon Quest IX, a sua última e mais importante colaboração para história da bem-sucedida série de RPG. 

Das muitas desenvolvedoras que estiveram envolvidas com a marca Dragon Quest, a Level-5 foi uma das que mais trouxe mudanças significativas, imprimindo muito da sua filosofia de game design em Dragon Quest VIII e IX, seja pelos belíssimos visuais coloridos ou pelas mecânicas de gameplay diferenciadas – o multiplayer de DQIX é um bom exemplo disso. 

Eis os jogos de Dragon Quest desenvolvidos pela Level-5:

Dragon Quest VIII (2004) para PlayStation 2
Dragon Quest IX (2009) para Nintendo DS


Uma saga feita por muitas mãos

Espero que com essa breve apresentação das desenvolvedoras, que trabalharam nos bastidores para tornar realidade boa parte dos nossos jogos favoritos, vocês possam ter uma dimensão de que a franquia Dragon Quest vai muito além da Square-Enix e do trio formado por Yuji Horii, Akira Toriyama e Koichi Sugiyama. 

Aguardo por vocês nos comentários para saber de cada um, qual ou quais são as suas desenvolvedoras favoritas e o porquê da escolha, afinal cada uma delas, ao seu modo, deixou sua marca na história da saga!  Nos vemos numa próxima, até lá. 

Comentários

  1. Caramba! Quanta informação de qualidade! Mais uma vez obrigado pelo ótimo artigo. Uma sugestão para os próximos artigos poderia ser sobre as magias do mundo de dragon quest, Adoro a dublagem do Fly tipo: begirama, hanarion, etc e não sou muito fã das versões em inglês: Puff Kabuff e por ai vai. Obrigado!

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    1. Muito obrigado, Andarilho! Fico feliz em saber que gostou do artigo! ☺️
      Sugestão anotada, esse era um tema que vinha pensando em abordar em algum momento.

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