Minha bíblia sagrada de Dragon Quest
O livro Dragon Quest 25th Anniversary - Bouken no Rekishi Sho tem sido um grande parceiro sempre que preciso de uma fonte confiável para usar como referência na escrita dos meus artigos. É uma publicação que considero essencial e recomendo todo fã de Dragon Quest a ler ao menos uma vez na vida.
Uma enciclopédia de respeito
Publicado originalmente em novembro de 2011, apenas no Japão, Dragon Quest 25th Anniversary - Bouken no Rekishi Sho, é uma enciclopédia criada em comemoração ao aniversário de 25 anos da franquia, reunindo em mais de 400 páginas informações detalhadas sobre os primeiros nove jogos da saga principal, além de todos os spin-offs lançados até aquele momento.
![]() |
| O tesouro na capa já diz tudo |
A publicação já presenteia o leitor em suas primeiras páginas, quando traça uma linha do tempo com os principais acontecimentos vivenciados pela franquia ao longo de 25 anos, começando lá em 1986, quando era lançado o primeiro Dragon Quest e terminando com o lançamento de um inusitado nikuman em formato de Slime nas redes de conveniência Family Mart em 2011. São tantos eventos, jogos, produtos e memórias registradas só nestas primeiras páginas, que seria impossível listar tudo e não transformar este texto em um pergaminho.
![]() |
| De 1986 até 2011, a linha do tempo traçada no livro, não deixa nenhum detalhe de fora |
Mais adiante, o livro começa a apresentar em seções os jogos numerados da saga com um nível de detalhe e cuidado, que compensa cada centavo gasto no produto. Datas, informações de bastidores – algumas delas escritas pelo próprio Yuji Horii –, fichas de personagem, remakes, guias de aventura e mapas completos, são só alguns dos atrativos da publicação que, felizmente, conta com uma eficiente diagramação e excelente escolha de artes originais produzidas pelo Bird Studio de Akira Toriyama.
Achou pouco? Calma que tem mais!
Um detalhe importante do qual não poderia deixar de falar é que, entre cada seção abordando um jogo numerado da saga, temos uma seção extra chamada “Dragon Quest Series Kenkyuu” algo como “Estudos sobre a saga Dragon Quest” na qual diferentes temas relacionados a franquia de jogos são abordados de maneira minuciosa. Ao todo, são 9 tópicos diferentes, como a história dos itens, monstros, feitiços e até mesmo sobre os sistemas de jogo da franquia Dragon Quest.
![]() |
| Que tal conhecer mais sobre a trajetória dos monstros em Dragon Quest? |
E nos aproximando do final, ainda encontramos uma pequena seção na enciclopédia dedicada aos títulos spin-off da saga, que diga-se de passagem, não são poucos! Sem contar, que a maioria deles nunca saiu do Japão. Particularmente, essa é uma das minhas seções favoritas e a usei como referência em praticamente todos os textos escritos por aqui e no insta também.
![]() |
| DQM e outros derivados da saga principal também tem espaço garantido na publicação |
Por fim, em suas últimas páginas, Dragon Quest 25th Anniversary - Bouken no Rekishi Sho reserva um pequeno espaço para tratar brevemente dos vindouros jogos da franquia naquela época, que eram: Itadaki Street Wii, Dragon Quest Monsters: Terry’s Wonderland 3D e Dragon Quest X: Mezameshi Itsutsu no Shuzoku Online.
Essencial para todo fã de Dragon Quest, porém...
Pode soar estranho para muitos de vocês leitores, mas por vezes prefiro ler, pesquisar e escrever sobre Dragon Quest do que propriamente jogar os jogos, por esse motivo quando estava morando no Japão, comprei dezenas de livros, guias e revistas da franquia, já pensando no futuro deste projeto.
Sendo assim, um livro como este, era uma peça essencial para minha coleção, tendo em vista a quantidade absurda de informação contida nele. Já perdi a conta de quantas vezes o tirei da prateleira de livros para consultá-lo enquanto escrevia um dos meus textos. Portanto, como poderia não escrever sobre ele e recomendá-lo para outros fãs?
![]() |
| São 25 anos de memórias e aventuras para recordar ou conhecer |
Bom, havia dois motivos pelos quais acabava hesitando em recomendá-lo: o primeiro deles é, claro, a barreira do idioma. O livro está todo em japonês. Para quem tem algum conhecimento de hiragana, katakana e, principalmente, kanji, consegue se virar, uma vez que a leitura não é difícil, mas ainda assim, trata-se de uma língua estrangeira e não é todo mundo que tem familiaridade com ela (e tá tudo bem).
O segundo motivo é a dificuldade de acesso. Eu comprei o livro, como disse antes, quando estava no Japão. Comprei numa loja de usados por apenas 700 ienes (em torno de R$ 23,00). Agora, imagina só a mão de obra pra encomendar este livro de lá pra cá... Eu tenho conhecimento da existência das livrarias na Liberdade, em São Paulo, que fazem esse trâmite de encomenda, além da própria Amazon, mas o frete é aquele absurdo para quem não mora na região sudeste! Daí fica difícil fazer esse investimento.
Mas, caso você tenha animado de correr atrás do livro, depois de ler a minha resenha, fico muito feliz e torço para que consiga.
Serviço
ドラゴンクエスト25thアニバーサリー冒険歴史書
Dragon Quest 25th Anniversary - Bouken no Rekishi Sho
Projeto editorial: Studio Bent Stuff
Editora: Square-Enix
Publicação: 10 de novembro de 2011
Número de páginas: 448
Idioma: Japonês
Onde comprar: Amazon Japan









Comentários
Postar um comentário