Conhecendo os nomes dos heróis de Dragon Quest

Ainda que silenciosos e pouco explorados em suas particularidades, os protagonistas dos jogos numerados da saga Dragon Quest possuem uma verdadeira legião de fãs, que os amam e respeitam como seus derradeiros representantes na eterna batalha do bem contra o mal. 

Mas você aí do outro lado, já se perguntou: quais são os nomes desses bravos heróis e heroínas? Não? Tudo bem, sem problemas. Vem comigo que eu te conto, se você me fizer companhia em mais uma aventura. 


Heróis sem nome coisa nenhuma! 

Assim como em outros jogos do gênero RPG, Dragon Quest encoraja o jogador a criar um nome próprio para seu protagonista, reforçando a ideia do personagem como um avatar. Todavia, para criação de material promocional e produtos licenciados, a Square-Enix necessitou criar nomes padrões para todos os protagonistas, sendo a maioria deles mais conhecidos do público japonês, uma vez que deste lado do globo temos pouquíssimo acesso aos guias, romances, áudio dramas e mangás da série. 

Logo abaixo, você confere uma lista completa com todos os jogos numerados da franquia e seus respectivos protagonistas e nomes oficiais divulgados para o grande público:

Dragon Quest 

  • O herói do primeiro jogo, popularmente conhecido como “Descendente de Loto”, é referenciado em guias oficiais e imagens promocionais, como Solo ou Enix. No romance e áudio drama baseados no jogo ele é chamado de Alef.

Dragon Quest II

  • O “Príncipe de Laurasia” é também conhecido como Roran no mangá Dragon Quest Monsters+, enquanto no romance e áudio drama baseados no jogo é chamado de Allen. 

Dragon Quest III

  • Aquele que é conhecido como o “Herói Lendário” se chama Arusu, sendo Loto (Erdrick) um título dado ao protagonista pelo Rei em reconhecimento aos seus feitos heroicos.  No áudio drama baseado no jogo é chamado de Arel. 

Dragon Quest IV

  • O herói e heroína do quarto capítulo são conhecidos respectivamente pelos nomes de Solo (rapaz) e Sophia (moça), mas no caso do protagonista masculino há ainda outros dois nomes: Rei, para o áudio drama e Yuuril para o romance. 

Dragon Quest V

  • O Lendário domador de Monstros e sofrido protagonista do quinto capítulo da saga é nomeado como Abel nos jogos e Luca para outras mídias, como o áudio drama, o romance e o filme Dragon Quest: Your Story. 

Dragon Quest VI

  • Habitante da pacata vila de Lifecod, o herói se chama Rek, porém, tem outros três nomes oficiais para diferentes mídias, sendo Will para o áudio drama, Botts para o mangá e Iza para o romance.  

Dragon Quest VII

  • Filho de pescador e viajante do tempo nas horas vagas, o herói de DQVII é referenciado em materiais promocionais oficiais da Square-Enix e na sua série de mangá, como Arusu. No entanto, não há nenhuma relação direta entre o personagem e o “Herói Lendário” de DQ III, até onde pude averiguar. 

Dragon Quest VIII

  • Dono de uma inconfundível e belíssima bandana laranja, o protagonista de DQVIII se chama... Eight. Sim, é apenas isso. Vamos ao próximo. 

Dragon Quest IX

  • Fazendo jus ao papel que cumpre, o herói de DQIX é nomeado oficialmente como Mamoribito Nine, algo como, “Anjo da Guarda Nine” numa tradução livre.

Dragon Quest X 

  • No décimo jogo da saga, o herói é apresentado comumente em materiais promocionais como Boukensha Ekkusu, algo como, “Aventureiro X” em tradução livre.

Dragon Quest XI

  • Por último, pelo menos, até a chegada de um novo protagonista com Dragon Quest XII, temos o herói Eleven, que seguindo o padrão estabelecido por Eight em DQVIII traz o número do jogo como nome do personagem.



Nenhum deles se chama Goku, beleza!


Muitos nomes e referências

Embora este não tenha sido o mais longo dos textos que já escrevi desde que comecei o Eu não sei onde fica o Norte, com certeza, foi um dos mais complicados em se tratando de pesquisar referências e cruzá-las para não passar nenhuma informação incorreta. Ainda mais porque tive um baita trabalho caçando o nome dos personagens em guias oficiais e fóruns japoneses sobre Dragon Quest, além de algumas páginas em inglês, como a maravilhosa Dragon Quest Wiki, cujo trabalho é incrível e me ajudou bastante com a romanização de alguns nomes em katakana, o que sou péssimo em fazer.

Como o fim de 2022 se aproxima, já desejo a todos um feliz ano novo! 

E até o ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas